sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

"Pensar com os Pés"

 
 
Integrado na Exposição Coletiva de Natal no Restaurante Nacional, ao Arnado, Coimbra, encontra-se este trabalho pictórico, técnica mista - pintura em acrílico e colagem sobre cartão entretelado, realizado  e datado em 2012.
 
 
Trata-se de uma alusão à Cultura ou à falta dela, pela invasão avassaladora do poder do mundo do  futebol nos media e na vida do cidadão comum.
 
Tem como suporte de compreensão um Texto que o acompanha  a seguir. 

 
 
 
 
 
Pensar com os pés
 "O tema e o título têm a ver com o conceito de cultura do futebol, cada vez mais implantado, invasivo  e  globalizado,  por contraponto à ideia da cultura clássica.
 Neste pressuposto pretende-se espelhar no trabalho pictórico por um lado, a volatilidade, o vazio e a falta de cultura generalizada dos agentes e protagonistas ligados ao futebol e por outro, não obstante uma contida agressividade que lhe é transversal, a sua  interligação cada vez mais notória a figuras carismáticas do mundo da moda, a magia, a ilusão e alienação que proporciona....
 Mas estranhamente, foi Eduardo Chillida, nascido em 1924 em San Sebastian  e  falecido  em 2002 -  um dos mais famosos escultores e gravuristas modernistas espanhóis e reconhecido como um dos maiores escultores da segunda metade do século XX -  que um dia disse a Gonzalo Suárez esta frase surpreendente:    
"Que  tinha aplicado na sua escultura noções de espaço  aprendidas no futebol"
 O comentário, simplesmente espantoso, foi a minha  referência para esta composição, em que usei técnica mista: pintura a acrílico e colagem sobre cartão entretelado.
Carolina Máxima

Sem comentários:

Enviar um comentário